Geração Z despreza televisores, que deixam de ser objeto de desejo entre jovens

Por décadas o aparelho televisão foi considerado o centro do entretenimento familiar – e o sonho de consumo de muitos jovens era ter o aparelho no próprio quarto. Porém, para a geração Z (pessoas nascidas entre 1995 e 2010) isso é coisa do passado e o televisor vem perdendo o seu lugar de destaque. A mudança de hábitos, marcada pela preferência por dispositivos móveis como smartphones e computadores, está redefinindo a forma como essa geração enxerga o eletrônico que um dia reinou nos lares de todo o mundo.

Um estudo realizado em 2022 pela Ofcom, agência reguladora britânica, revelou que jovens entre 16 e 24 anos ficam menos de uma hora em frente a televisão por dia (em média 39 minutos diários), isso incluindo assistir programas da TV aberta ou vídeos e conteúdos selecionados ou espelhados pelo próprio usuário.

Isabella conta que não usa televisão, apenas quando está assistindo algo com mais pessoas
Isabella conta que não usa televisão, apenas quando está assistindo algo com mais pessoas Foto: Alex Silva/Estadão

Para entender melhor essa transformação, Eduardo Pellanda, professor da PUC-RS, explica que o principal fator para isso é o aumento de estímulos, o que estaria exigindo um comportamento de multitarefas. “Temos muitas opções de streamings, de redes sociais, de atenções múltiplas, e, cognitivamente, a gente não consegue consumir tudo isso. Então, aquele conteúdo que eu sei que vai demandar mais tempo, que eu preciso ficar parado para assistir naquela tela grande, eu não vou nem começar”, diz.

Segundo o estudo do TIC Domicílios 2023, 63% dos jovens entre 16 e 24 anos usam internet pela televisão (para assistir streaming e conteúdos variados), enquanto 100% dessa faixa opta pelo acesso em smartphones para acessar conteúdos de mídia. Esses dados refletem uma tendência crescente de abandono do aparelho de TV, mesmo quando se trata de espelhar a tela do celular ou do computador no televisor.

Você Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *