Com estreia no Globoplay nesta quarta-feira (11), “Guerreiros do Sol” é uma ficção inspirada em histórias reais. Ambientada no sertão nordestino, a trama narra disputas de poder entre cangaceiros e coronéis durante as décadas de 1920 e 1930. São cenas de um Brasil que, mesmo um século depois, mantém brutais injustiças. É o que afirma Thomás Aquino, protagonista da novela.
“No coronelismo, a lei era só para alguns, mas hoje em dia a política social se mostra a mesma coisa”, diz Thomás, em entrevista “Quando acontecem certas atrocidades, alguns vão presos, mas outros não. Que tipos de leis são essas?”
Em “Guerreiros do Sol”, o ator faz o papel de Josué — seu “primeiro grande protagonista”, como ele gosta de pontuar. O personagem é inspirado em Lampião, o mais famoso dos cangaceiros.
Figura controversa, Lampião é popularmente visto como símbolo da resistência nordestina e, ao mesmo tempo, bandido cruel. Uma dualidade que também está em Josué.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/W/N/SE3DE0SsS85eUjSQ9uqQ/miguel-inacio-alexandre-nero-e-josue-thomas-aquino-.jpg)
“Na novela, assim como aconteceu na história, as pessoas entram para o cangaço para se vingar de algo ou bater de frente com o coronelismo, essa política de leis ‘que só servem para alguns’. A ideologia do cangaço é muito inteligente, interessante. Mas se perde… Daí, vêm [questionamentos como]: ‘Quanto de Josué é bom, e quanto é mau?'”.
“Guerreiros do Sol” se desenvolve a partir da paixão de Josué por Rosa (Isadora Cruz), mulher também desejada pelo coronel Elói (José de Abreu) — ela é inspirada em Maria Bonita, esposa de Lampião. Para se livrar do concorrente, Elói arruína a família do Josué, e ele decide responder com vingança, entrando para o cangaço, no bando liderado por Miguel Ignácio (Alexandre Nero).
“Passamos dois meses e meio filmando no sertão”, conta Thomás. Além dos Estúdios Globo, no Rio, o elenco gravou em Piranhas (AL), Delmiro Gouveia (AL), Canudos (BA) e Paulo Afonso (BA).
Criada e escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, “Guerreiros do Sol” será exibida a cada cinco capítulos, liberados semanalmente no Globoplay, sempre às quartas-feiras. Já finalizada, a novela segue um formato diferente do remake “Vale Tudo”, em que tem Thomás atua agora como Mario Sergio.
Nesta entrevista, o ator também comenta sobre o remake, a recém-decolada em sua carreira e a nova pose de galã